Papa no Regina Coeli: A vida em Cristo é uma vida em testemunho


Papa Francisco no Regina Coeli (imagem: Vatican News)

“Para testemunhar o Seu amor, o fruto a ser dado é o amor. Dos frutos se reconhece a árvore.”

[Eduardo Honorato Paulo, 03/04/2021 – Redação CatolicaWeb] O Papa Francisco, na oração do Regina Coeli neste V domingo da Páscoa, recordou o Evangelho do dia fazendo uma reflexão sobre o verbo permanecer presente no texto. O Santo Padre nos ensina que este permanecer não é uma atitude passiva, de apenas se acomodar mas sim estar ativo em todas as nossas atividades mas nos reconhecendo sempre dependentes da videira:

“Permanecei em mim como eu em vós”, disse Jesus aos apóstolos antes de ir junto ao Pai. “Esta permanência – afirma Francisco – não é uma permanência passiva, um “adormentar-se” no Senhor, deixando-se acomodar pela vida. Não é isso. O permanecer n’Ele que Jesus nos propõe é um permanecer ativo, e também recíproco. Por quê? Porque os ramos sem a videira não podem fazer nada, eles precisam da seiva para crescer e dar frutos”. Do mesmo modo a videira precisa dos ramos, “é uma necessidade mútua, é um permanecer recíproco para dar frutos.”

Francisco também nos ensina que a videira também precisa dos ramos, no sentido que Jesus precisa de nosso testemunho. Nossa relação com Jesus, segundo o Papa, é recíprocra:

“Mas também Jesus, assim como a videira com os ramos, também precisa de nós. Talvez pareça audacioso dizer isso, e então nos perguntamos: em que sentido Jesus precisa de nós? Ele precisa do nosso testemunho. O fruto que nós, como ramos, devemos dar é o testemunho da nossa vida cristã”

Segundo o Santo Padre esse testemunho que devemos dar é o amor, se Deus é amor não há outro testemunho que devemos manifestar:

“Para testemunhar o Seu amor, o fruto a ser dado é o amor. Dos frutos se reconhece a árvore. Uma vida verdadeiramente cristã dá testemunho de Cristo”.

Mais uma vez reforça a mensagem do Evangelho da nossa necessidade de estarmos unidos à videira e que a oração é a única forma de conseguirmos isso. A nossa vida será fecunda na medida em que orarmos e deixarmos essa oração causar seus efeitos em nossa vida e aumentar a nossa união com Ele:

Como podemos fazer isso? A resposta está em Jesus que nos diz: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis”….“A fecundidade da nossa vida depende da oração. Podemos pedir para pensar como Ele, agir como Ele, ver o mundo e as coisas com os olhos de Jesus. E assim amar os nossos irmãos e irmãs, começando pelos mais pobres e sofredores, como Ele fez, e amá-los com o seu coração e levar ao mundo frutos de bondade, frutos de caridade, frutos de paz”

Por fim concluiu a reflexão nos confiando a Nossa Senhora, o ramo que mais esteve unido à Videira:

“Ela sempre permaneceu totalmente unida a Jesus e deu muitos frutos. Que ela nos ajude a permanecer em Cristo, em seu amor, em sua palavra, para testemunhar o Senhor Ressuscitado no mundo”.

Anterior 09/05/2021 – 6º Domingo da Páscoa
Próximo 04/05 - São Gregório