Papa na Vigília Pascal: Voltar à Galileia é recomeçar


Papa Francisco na Vigília Pascal (imagem: VaticanNews)
Papa Francisco na Vigília Pascal (imagem: VaticanNews)

“É possível recomeçar sempre, porque há uma vida nova que Deus, independentemente de todos os nossos falimentos, é capaz de fazer reiniciar em nós”

Confira a mensagem do Papa Francisco na Vigília Pascal

[Eduardo Honorato Paulo 05/04/2021, Redação CatolicaWeb] O Papa Francisco celebrou na noite de sábado a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro a espera da Páscoa do Senhor. Em sua homilia o Santo Padre enfatizou o versículo da Liturgia que mais lhe chamou atenção: “Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá O vereis” (16, 7), que para Francisco resume a essência da Páscoa, voltar para a Galileia.

A Galileia foi o lugar onde Jesus cresceu e iniciou a sua vida pública, as pregações, o primeiro milagre e os primeiros discípulos. Por isso o Pontífice nos ensina que voltar para a Galileia significa voltar ao começo, recomeçar:

“Aqui está o anúncio de Páscoa que gostaria de deixar: é possível recomeçar sempre, porque há uma vida nova que Deus, independentemente de todos os nossos falimentos, é capaz de fazer reiniciar em nós” Deus pode construir uma obra de arte até a partir dos escombros do nosso coração; a partir mesmo dos pedaços arruinados da nossa humanidade, Deus prepara uma nova história… Ele sempre nos precede e nestes meses sombrios de pandemia, “ouçamos o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, a nunca perder a esperança”.

Ainda afirma que o caminho para a Galileia é um encorajamento a percorrer um caminho novo, nas lindas palavras do Papa “é mover-se na direção oposta ao túmulo”, sem temer as surpresas que Deus nos prepara a cada dia:

Muitos vivem a “fé das recordações”, como se Jesus fosse um personagem do passado. Ao contrário, ir para a Galileia significa aprender que a fé, para estar viva, deve continuar a caminhar. Temos medo das surpresas de Deus, mas hoje o Senhor nos convida a deixar-nos surpreender.

“Jesus não é um personagem ultrapassado. Ele está vivo, aqui e agora.” Caminha conosco todos os dias, na situação que estamos vivendo, nos sonhos que trazemos dentro de nós.

A Galiléia ainda segundo o Papa é lugar mais distante, o limite onde a vida cotidiana acontece, o lugar que Jesus nos precede e nos espera. Neste contexto a Galileia é também a nossa realidade onde a ressurreição também deve acontecer:

“E hoje também é lá que o Ressuscitado pede aos seus para irem. É o lugar da vida diária, são os caminhos que percorremos todos os dias, são os recantos das nossas cidades onde o Senhor nos precede e Se torna presente.”

O Santo Padre concluiu sua reflexão nos convidando a deixar a Páscoa acontecer em nossas vidas, apesar de toda a dificuldade e decepção que possamos ter, não no fecharmos na escuridão mas rolarmos também nós a pedra que lacra nosso coração para voltarmos a nossa Galileia e lá encontramos também o Senhor:

“Irmã, irmão, se nesta noite tem no coração uma hora escura, um dia que ainda não raiou, uma luz sepultada, um sonho despedaçado, abra o coração maravilhado ao anúncio da Páscoa: «Não tenha medo, ressuscitou! E o espera na Galileia.”

Anterior 11/04/2021 - 2º Domingo da Páscoa
Próximo 06/04 - São Marcelino