17/01 – São Antão


Santo Antão é de origem do Alto Egito (250-356) e é tido como pai da vida monacal. Sua vocação fora suscitada ao ouvir a passagem do jovem rico: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis e dá aos pobres” (Mt 19, 21) e “Não vos preocupeis pelo dia de amanhã”(Mt 6, 34); ele próprio vendeu tudo o que tinha e distribuiu seus bens. Procurou viver afastado da sociedade e, assim, dedicar-se inteiramente à vida contemplativa.

Seu exemplo teve vasta ressonância e foi propagado em toda a Igreja por Santo Atanásio. Fora suscitado a fundar casas que imitassem seu estilo de vida espiritual: “os mosteiros”, dai ser considerado o pai dos monges e de todas as formas de vida religiosa.

Sensível aos problemas de seu tempo, colaborou para o bem comum com as autoridades eclesiásticas e civis. Por volta de 335, Antão dirigiu-se para Alexandria para combater o “arianismo” (doutrina que nega a divindade de Jesus).

Muitos homens, inclusive os pagãos, se renderam à autoridade e dignidade de caráter de Antão e o tinham como “um verdadeiro homem de Deus”. Os coptas, os sírios e os bizantinos lembram o seu “dia natalício”a 17 de janeiro.

Anterior 16/01- São Beraldo e os Santos Mártires
Próximo 18/01 - Santa Margarida de Hungria