Qual a oração mais antiga de Nossa Senhora?


Sub tuum praesidium - oração mais antiga à Nossa Senhora
Sub tuum praesidium - oração mais antiga à Nossa Senhora

Registro mais antigo de oração mariana remonta o século III

[Eduardo Honorato Paulo 26/01/2021] A oração da Ave Maria é sem dúvidas a mais conhecida dedicada a Nossa Senhora, porém não foi a primeira que os cristãos dedicaram a nossa mãe.

Em 1927 foi encontrado no Egito um fragmento de papiro que remonta o século III, contendo a seguinte oração: “À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”.

Conhecida como “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção) a oração é considerada a mais antiga dedicada a Maria já encontrada e relembra a era das perseguições (livrai-nos sempre de todos os perigos) além de possuir uma grande importância teológica por se referir a Maria como Theotokos (Mãe de Deus), título que já era conferido a Ela desde o século II.

A oração da Ave Maria tal como a conhecemos hoje formada de uma saudação (Ave Maria cheia de Graça o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o fruto do Vosso ventre Jesus) e uma súplica (Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém.) passou a ser difundida apenas no século XV quando a segunda parte foi adicionada.

Que possamos seguir o exemplo dos antigos cristãos que já reconheciam e clamavam pela proteção da “Santa Mãe de Deus”.

Anterior 28/01 - São Tomás de Aquino
Próximo 29/01 - São Pedro Nolasco