Regina Coeli? Regina Caeli? O que é?


Regina Coeli

Você conhece a oração rezada pelo Papa Francisco durante o tempo pascal?

[Rodrigo Camara, 18/04/2021 – Redação CatolicaWeb] Toda segunda-feira, o Portal CatolicaWeb traz por meio de seus canais a mensagem do Papa Francisco, que acompanha a tradicional oração do Angelus aos Domingos. Porém, nas últimas semanas, a oração do nosso Pontífice tem sido substituída por outra oração, escrita como Regina Coeli, Regina Caeli, ou até mesmo como Regina Cæli (com o caracter “æ” não utilizado em nosso idioma).

O certo é que todas as escritas são válidas, e a a forma de se falar é similar à “Redgína Tcheli“. Porém, mais importante que fonética e escrita é o significado desta oração tão antiga e bela.

Regina Coeli significa “Rainha do Céu”. A oração, instituída pelo Papa Bento XIV em 1742, substitui o Angelus durante o tempo pascal, e a razão é simples: Enquanto o Angelus narra a Encarnação de Cristo, o Regina Coeli evoca a Ressurreição de Cristo, ponto central deste tempo Litúrgico.

Como surgiu a oração do Regina Coeli?

A autoria da oração é desconhecida, uma vez que seus primeiros registros são do século XII, cantada pelos Frades Menores Franciscanos. Porém, há uma lenda do ano sobre sua origem vinda de uma hagiografia do Papa São Gregório Magno, Papa entre os anos 590 a 604. Conta-se que o Pontífice fazia uma procissão mariana pedindo à Nossa Senhora o extermínio de uma praga que assolava Roma naquela época. Durante a procissão, o Papa teria ouvido vozes, como que de anjos, cantando os três primeiros versos da oração até então desconhecida. O Papa ainda acrescentou uma a última linha, ao final da oração ouvida. Segundo a lenda, a oração passou a ser rezada pelo Papa e foi capaz de exterminar tal praga.

Lenda ou não, torna-se propício rezá-la sobre as duas motivações presentes: A celebração do Tempo Pascal e o momento pandêmico que atravessamos.

A oração

Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

Ressuscitou como disse, Aleluia!
Rogai por nós a Deus, Aleluia!

Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, Aleluia!
Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos:
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. (três vezes)

Anterior 18/04 - Santo Apolônio
Próximo Papa No Regina Coeli: O Cristianismo é uma relação com o Ressuscitado