21/01 – Santa Inês


Santa Inês

Uma Santa martirizada aos 12 anos de idade

Santa Inês sofreu o martírio em Roma, na segunda metade do século III ou, provavelmente, no começo do século IV. Conta-se que ela foi martirizada aos 12 anos de idade. O papa Dâmaso ornou o seu túmulo com 16 versos sacros, narrando a sua vida e exaltando as suas virtudes.

Muitos Padres da Igreja, seguindo o exemplo de Santo Ambrósio, falaram dela com muita admiração. Santo Ambrósio afirma que se monstruosa foi a crueldade que não poupou uma criança, muito maior foi o poder da fé que levou uma criatura de tão tenra idade a dar um testemunho tão veemente.

E continua dizendo que em um corpo tão pequeno não havia lugar onde ferir. As meninas de sua idade não resistem ao olhar repreensivo dos pais, e o cutucão de uma agulha as faz chorar. Inês, porém, ofereceu o corpo inteiro ao fio da espada… Ela nada sabia sobre a morte, mas já estava preparada para enfrentá-la.

Embora fosse ainda tão criança para padecer tal punição, já tinha idade suficiente para a vitória. Tão criança para se expor ao combate, mas pronta para receber a coroa da vitória.

Anterior Estreia: Videoclipe Carlo Acutis no ar!
Próximo 22/01 - São Vicente da Espanha