20/03 – Santo Ambrósio de Sena


Santo Ambrósio de Sena

Nasceu em Sena, Toscana, em 1220. 

Conta-se que Santo Ambrósio nasceu anormal, com os braços colados ao corpo, as pernas coladas às coxas e o rosto desproporcional.

Certo dia um peregrino disse à ama de leite que o trazia nos braços: Mulher, não escondas o rosto desta criança, porque será a luz e a glória desta cidade. Não passou muito tempo foi curado milagrosamente.

Ingressou na Ordem dos Pregadores, fez os estudos de filosofia e teologia em Paris, tendo por mestres Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino. Foi enviado à Alemanha como mediador da paz entre várias famílias em conflito. Regressou a Sena e alcançou de Gregório X a supressão de um interdito que havia recaído sobre a cidade. Gregório X confiou-lhe ainda outras missões de paz pela Itália.

Acusado de impostor e de ambicioso por um poderoso senhor, respondeu-lhe: Deus se chama rei da paz. É por isso que cada um deve desejar a paz com o próximo. Deus não a concede senão aos que a concedem de bom coração aos outros. O que eu faço não é por mim mesmo, mas pela vontade daquele que tem poder sobre mim. Agora, pois, se é por minha causa, se é que vos perturbo, peço-vos perdão…

Anterior Patris Corde: Uma música para São José
Próximo 21/03 - São Nicolau de Flue