24/03 – Santo Oscar Romero


Santo Oscar Romero

O Santo assassinado enquanto celebrava a Santa Missa

Oscar Arnulfo Romero Y Gadamez nasceu em 15 de agosto de 1917, em Barrios, a cerca de 200km de San Salvador. Era o arcebispo de EL Salvador.

Foi assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto oficiava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência. Sua ação pastoral visava ao entendimento mútuo entre os salvadorenhos. Para ele, era preciso mudar a realidade injusta e opressiva e evitar uma guerra civil.

Denunciava, através de escritos e homilias, os detentores do poder, cujos mecanismos de repressão semeava o pânico, a violência e a morte entre a população mais carente. Criticava duramente tanto a inércia do governo, as interferências estrangeiras, como as injustiças praticadas pelos grupos “revolucionários”.

Certo dia, ao ver o exército cercando a catedral para intimidá-lo, afirmou: Como deve ser mau este sistema que é capaz de lançar o pobre contra o pobre, o camponês com uniforme do exército com o camponês trabalhador. (Apud Pe. Ferrari M.P. e equipe, O martírio na América Latina, Ed. Loyola, São paulo, p.34.)

Anterior 23/03 - São Turíbio
Próximo 25/03 - São Dimas