31/01 – São João Bosco


São João Bosco

Pai e Mestre da Juventude

São João Bosco ou Dom Bosco é o fundador dos Padres Salesianos e das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora. Dedicam-se à formação da juventude. São João Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 16 de agosto de 1815.

Órfão de pai aos dois anos, Margarida Occhiena, sua mãe, teve um papel muito importante na sua vida e na sua formação humana e cristã. Levou infância pobre e difícil, trabalhando duramente para se manter nos estudos. Líder nato, desde pequeno exerceu grande influência entre seus colegas e amigos.

Em 1841 foi ordenado sacerdote e começou a exercer o ministério junto com São José Cafasso, era movido por uma grande paixão pela juventude, de modo especial a juventude pobre e abandonada. João Bosco fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa. Fundou também os Oratórios Festivos em que reunia os filhos abandonados de operários, o que deu origem à congregação salesiana.

Foi um escritor fecundo, publicando folhas volantes, textos pedagógicos, etc. Dom Bosco morreu em Turim, em 31 de janeiro de 1888. É o patrono do cinema, das escolas de artes e ofícios, dos prestidigitadores, etc.

Anterior 30/01 - Santa Bertila
Próximo 01/02 - Santa Veridiana