08/03 – São João de Deus


São João de Deus

O Patrono dos Hospitais

Nasceu no dia 08 de março de 1495, em Montemor-o-Novo, Portugal. Sua vida foi marcada por constante busca de aventuras.

Aos 8 anos, fugiu de casa. Foi pastor, camponês, soldado, vaqueiro, pedreiro, mascate, enfermeiro, livreiro e santeiro. Viajou por toda a Europa e andou pela África. Por várias vezes, correu perigo de vida.

Conta-se que sua mãe morreu de tristeza e de saudade do filho desaparecido, e que o pai se fez monge. Ao retornar de Gibraltar, montou uma pequena livraria em Granada, Espanha.

Assistindo a um sermão de São João d’Avila sobre o mártir São Sebastião, João de Deus foi tocado pela graça. Pôs-se a bater no peito e a gritar dentro da Igreja, pedindo misericórdia a Deus e que perdoasse seus pecados. Coloram-no em um hospício, julgando-o louco.

Experimentou na própria carne o tratamento desumano a que eram submetidos os doentes mentais. Aconselhado por São João d’Avila, dedicou totalmente sua vida aos desvalidos. Fundou numerosos hospitais, onde os doentes eram tratados como seres humanos e como filhos de Deus. A ele juntaram-se colaboradores que deram origem aos irmãos dos Enfermos. Morreu em Granada, no dia 8 de março de 1550.

Leão XIII o declarou “Patrono dos Hospitais”.

Anterior 07/03 - Santas Perpétua e Felicidade
Próximo Papa no Angelus: O perdão é necessário para permanecer no amor