25/01 – São Paulo Apóstolo


São Paulo Apóstolo

Uma das principais colunas do cristianismo, é conhecido por suas 14 cartas

São Paulo, Apóstolo, é conhecido por suas 14 cartas, lidas freqüentemente nas celebrações eucarísticas, na Liturgia da Palavra. Através de suas cartas sabemos muita coisa a respeito de sua vida e das verdades fundamentais de nossa fé.

São Paulo nasceu em Tarso da Cilícia, por volta do ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, da tribo de Benjamin, era também cidadão romano. Desde a infância foi educado conforme a doutrina dos fariseus, por um sábio chamado Gamaliel. Destacou-se inicialmente como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs.

Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão. Sua conversão ocorreu de modo inesperado a caminho de Damasco, quando liderava uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios. Este fato aconteceu por volta do ano 36, e a partir desse momento Paulo consagrou toda a sua vida ao serviço de Cristo, viajando por todo o mundo conhecido de então, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

É sem dúvida uma das principais colunas do cristianismo.

Anterior 24/01 - São Francisco de Sales
Próximo Papa no Angelus: O Tempo de aceitar o amor de Deus