26/02 – São Porfírio


São Porfírio

Vida e testemunho

São Porfírio era natural de Tessalônica, Grécia. Nasceu por volta do ano 353. Aos 25 anos, foi viver no Egito, Ali passou cinco anos de vida austera e penitente.

Por cinco anos também viveu em uma gruta perto do rio Jordão, na Palestina, o que lhe custou uma grave enfermidade. Indo a Jerusalém em busca de cura para seus males, encontrou-se com Marcos, que se tornou seu fiel discípulo. Tempos depois, São Porfírio enviou a Tessalônica o seu discípulo Marcos, encarregado de vender os bens que o santo possuía por lá e trazer o dinheiro para ser distribuído aos pobres em Jerusalém.

São Porfírio nada guardou para si. Para ganhar seu sustento trabalhava em um curtume na Cidade Santa. Após 40 anos neste ofício, foi ordenado sacerdote bispo de Gaza.

Exerceu grande influência religiosa e política em seu tempo, conseguindo da imperatriz Eudóxia um memorial decretando a total demolição dos templos pagãos em gaza e redondezas. Em homenagem à rainha, construiu uma suntuosa basílica. Morreu em 420.

Oração

Prece da partilha do que somos e temos

Deus, nosso Pai, nós vos pedimos o dom da partilha daquilo que temos, porque partilhar é o que Jesus, vosso Filho e nosso Irmão nos pediu; é o exemplo que ele nos deu com a própria vida. Ensinai-nos, ó Senhor, a não somente partilhar o pão que mata a fome física, a água que mata a sede, a roupa que agasalha os corpos. Ensina-nos a partilhar o pão da compreensão que aceita o outro como ele é, o pão do perdão, o pão da dignidade que nos faz sentir gente amada e querida.

Anterior 27/02/2022 - 8º Domingo do Tempo Comum
Próximo 27/02 - São Gabriel das Dores