28/01 – São Tomás de Aquino


São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é o patrono das universidades e escolas católicas. Nasceu no Castelo Roccaseca, de propriedade da nobre família de Aquino, no ano 1225. Iniciou seus estudos em Monte Cassino e em Nápoles. Mais tarde ingressou na Ordem Dominicana em Paris, onde completou os estudos.

Passou quatro anos em Colônia, juntamente com Santo Alberto Magno, teólogo de excepcional conhecimento e profundidade. Santo Tomás de Aquino é considerado o maior teólogo da Idade Média, cujo pensamento exerce ainda grande influência no estudo da teologia de nossos tempos. Escreveu várias obras, sendo, a mais conhecida e importante, lida e comentada ainda hoje, a Suma teológica.

Escreveu também Comentários à Sagrada Escritura, Comentários ao Mestre das sentenças, De Trinitate, De Veritatem, Suma contra os gentios, Quaestiones Disputatae… É chamado de Doutor Angélico, quer pelas suas múltiplas atividades pastorais – professor universitário, consultor de sua Ordem junto a Santa Sé, pregador oficial e escritor – quer pelo seu exemplo de vida, cujo lema era “contemplar e transmitir o fruto da contemplação”.

Morreu quando regressava do Concílio de Lião, convocado pelo papa Gregório X. Era o dia 7 de março de 1274.

Anterior 27/01 - Santa Ângela de Mérici
Próximo Qual a oração mais antiga de Nossa Senhora?