Papa Francisco no Regina Coeli de 30/04/2023


Deixemo-nos acompanhar pelo nosso Pastor: com ele resplandeça de vida nova a nossa vida


[Renata Neli, 30/04/2023 – Redação CatolicaWeb] Em Visita Apostólica à Hungria neste Domingo, Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Praça Kossuth Lajos, em Budapeste e, durante a sua homilia, nos falou do Bom Pastor.

Nosso Pontífice inicia sua mensagem nos falando do chamado de Jesus, que nos chama pelo nome, nos resgata, cura nossas feridas, e nos conduz:

Em primeiro lugar, ele ‘chama as suas ovelhas’ (v. 3). No início da nossa história de salvação não estamos com os nossos méritos, as nossas capacidades, as nossas estruturas; na origem está o chamado de Deus, seu desejo de nos alcançar, sua preocupação por cada um de nós, a abundância de sua misericórdia que quer nos salvar do pecado e da morte, para nos dar vida em abundância e alegria sem fim. Jesus veio como o Bom Pastor da humanidade para nos chamar e nos levar para casa. Então nós, recordando com gratidão, podemos recordar o seu amor por nós, por nós que estávamos longe dele. Sim, enquanto ‘todos andávamos perdidos como um rebanho’ e ‘cada um seguia o seu caminho’ (Is 53,6), Ele levou nossas iniqüidades e nossos pecados, trazendo-nos de volta ao coração do Pai. Assim ouvimos do Apóstolo Pedro na segunda leitura: «Vós andavas errantes como ovelhas, mas agora fostes reconduzidos ao pastor e guardião das vossas almas» (1 Pd 2, 25). E ainda hoje, em cada situação da vida, no que levamos no coração, na nossa perplexidade, nos nossos medos, no sentimento de derrota que às vezes nos assalta, na prisão da tristeza que ameaça nos enjaular, Ele nos chama . Ele vem como um bom pastor e nos chama pelo nome, para nos dizer o quanto somos preciosos aos seus olhos, para curar nossas feridas e tomar sobre si nossas fraquezas, para nos reunir em unidade em seu rebanho e nos tornar familiares com o Pai e uns com os outros.

Depois de reunir as ovelhas, o Bom Pastor as  envia em missão para anunciar o evangelho, mas também é a porta que nos permite sair ao encontro dos irmãos necessitados e voltar para o abraço que nos regenera. Assim dia o Papa:

Depois de chamar as ovelhas, o Pastor ‘as conduz para fora’ (Jo 10,3). Primeiro ele os fez entrar no redil chamando-os, agora ele os empurra para fora. Primeiro somos reunidos na família de Deus para sermos seu povo, mas depois somos enviados ao mundo para que, com coragem e sem medo, nos tornemos arautos da Boa Nova, testemunhas do Amor que nos regenerou. Podemos captar este movimento – entrar e sair – a partir de outra imagem que Jesus utiliza: a da porta. Ele diz: «Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, salvar-se-á; entrará e sairá e encontrará pastagens’ (v. 9). Vamos ouvir com atenção: vai entrar e sair. Por um lado, Jesus é a porta que se escancarou para nos deixar entrar na comunhão do Pai e experimentar a sua misericórdia; mas, como todos sabem, uma porta aberta serve não só para entrar, mas também para sair do lugar onde você está. E depois de nos ter reconduzido ao abraço de Deus e ao redil da Igreja, Jesus é a porta que nos leva ao mundo: Ele impele-nos a sair ao encontro dos nossos irmãos e irmãs. E recordemo-lo bem: todos, sem exceção, são chamados a isto, a sair do nosso conforto e a ter a coragem de chegar a todas as periferias que necessitam da luz do Evangelho (cf. Exortação Apostólica Evangelii gaudium, 20).

Devemos nos seguir os ensinamentos de Jesus e sermos esta porta aberta, que permite que outros conheçam e façam a experiência do amor e perdão de Deus, e não nos fecharmos em nossos egoísmos, individualidades e indiferenças. Assim nos diz nosso Pontífice:

Irmãos e irmãs, ser ‘em saída’ significa para cada um de nós tornar-se, como Jesus, uma porta aberta. É triste e dói ver portas fechadas: as portas fechadas do nosso egoísmo para com quem caminha todos os dias ao nosso lado; as portas fechadas do nosso individualismo numa sociedade que corre o risco de atrofiar na solidão; as portas fechadas da nossa indiferença em relação aos que sofrem e à pobreza; as portas fechadas para quem é estrangeiro, diferente, migrante, pobre. E também as portas fechadas das nossas comunidades eclesiais: fechadas entre nós, fechadas para o mundo, fechadas para quem ‘não está na ordem’, fechadas para quem anseia pelo perdão de Deus. Irmãos e irmãs, por favor, por favor: abramos As portas! Procuremos ser também como Jesus – com palavras, gestos, atividades cotidianas: uma porta aberta, uma porta que nunca se fecha na cara de ninguém, uma porta que permite a todos entrar e experimentar a beleza do amor e do perdão do Senhor.

Encerrando sua homilia, o Papa nos fala deste chamado e de todo o cuidado que Jesus tem por nós, e que não devemos nos deixar abater ou desanimar.

Queridos, Jesus Bom Pastor nos chama pelo nome e cuida de nós com infinita ternura. Ele é a porta e quem entra por ele tem a vida eterna: é, portanto, o nosso futuro, um futuro de ‘vida em abundância’ (Jo 10,10). Portanto, nunca desanimemos nunca nos deixemos roubar a alegria e a paz que Ele nos deu, não nos deixemos cair nos problemas ou na apatia. Deixemo-nos acompanhar pelo nosso Pastor: com ele resplandeça de vida nova a nossa vida, as nossas famílias, as nossas comunidades cristãs e toda a Hungria!

Depois do Regina Coeli

Ao final da Santa Missa, o Papa fez os agradecimentos a todas as autoridades, religiosos, clero e todos o povo ali presente, e uma lembrança especial aos idosos e doentes.

Agradeço ao Cardeal Erdő as suas palavras. Saúdo a Senhora Presidente, o Primeiro-Ministro e as Autoridades presentes. Agora perto de regressar a Roma, desejo exprimir a minha gratidão a eles, aos irmãos Bispos, aos sacerdotes, aos consagrados e às consagradas e a todo o querido povo húngaro pelo acolhimento e pelo afeto que senti nestas dias. E exprimo gratidão a quantos aqui vieram de longe e os quantos trabalharam tão bem para esta visita. Digo a todos: köszönöm, Isten fez! [obrigado, Deus o recompense!] Uma lembrança especial para os doentes e idosos, para aqueles que não puderam estar aqui, para aqueles que se sentem sozinhos e para aqueles que perderam a fé em Deus e a esperança na vida. Estou perto de vocês, rezo por vocês e os abençoo.

Nosso Pontífice saudou e se dirigiu a todos os diplomatas e presentes de outras confissões, agradeceu por manter a união através do evangelho e da caridade.

Saúdo os diplomatas e os irmãos e irmãs de outras confissões cristãs. Obrigado pela vossa presença e obrigado porque neste país diferentes confissões e religiões se encontram e se apoiam. O cardeal Erdő disse que as pessoas vivem aqui ‘na fronteira oriental do cristianismo ocidental há mil anos’. É bom que as fronteiras não representem fronteiras que separam, mas áreas de contato; e que os crentes em Cristo ponham em primeiro lugar a caridade que une e não as diferenças históricas, culturais e religiosas que dividem. O Evangelho nos une e é voltando para lá, para as fontes, que o caminho entre os cristãos continuará segundo a vontade de Jesus, o Bom Pastor que nos quer unidos em um só rebanho.

Por fim, o Papa convida a todos a nos voltarmos e olharmos a Nossa Senhora, e nela confiar nossos pedidos, e toda sua interseção pela construção da paz.

Agora nos voltamos para Nossa Senhora. A ela, Magna Domina Hungarorum, a quem vocês invocam como Rainha e Padroeira, confio todos os húngaros. E desta grande cidade e deste nobre país, gostaria de colocar no vosso coração a fé e o futuro de todo o continente europeu, sobre o qual tenho pensado nestes dias, e de modo particular a causa da paz. Virgem Santa, olhai para os povos que mais sofrem. Olhai, sobretudo para o vizinho povo ucraniano martirizado e para o povo russo, consagro a vós. Tu és a Rainha da paz, infunde nos corações dos homens e dos líderes das nações o desejo de construir a paz, de dar às jovens gerações um futuro de esperança, não de guerra; um futuro cheio de berços, não de sepulturas; um mundo de irmãos, não de muros.

Olhamos para ti, Santa Mãe de Deus: depois da ressurreição de Jesus, acompanhaste os primeiros passos da comunidade cristã, tornando-a perseverante e unânime na oração (cf. At 1,14). Assim você manteve os crentes juntos, mantendo a unidade por seu exemplo dócil e prestativo. Rogamos-te pela Igreja na Europa, para que redescubras a força da oração, para que ela reencontre em ti a humildade e a obediência, o ardor do testemunho e a beleza do anúncio. Confiamos esta Igreja e este país a vocês. Tu, que te alegraste com o teu Filho ressuscitado, enche os nossos corações com a sua alegria. Queridos irmãos e irmãs, desejo a vocês, para espalhar a alegria de Cristo: Isten éltessen! [Parabéns!]. Grato por estes dias, carrego-vos no coração e peço-vos que rezeis por mim. Isten áld meg a magyart! [Deus abençoe os húngaros!]

Anterior Domingo - 30/04/2023
Próximo 01/05 - São José Operário