01/01 – Santa Maria, Mãe de Deus


Iniciamos o ano sob a proteção de Maria, Mãe de Deus e nossa mãe. Neste dia dedicado à Paz, em Nossa Senhora temos a garantia de que o Deus da Paz, Senhor da História, Deus-conosco, há de nos valer na busca do diálogo, da compreensão e da fraternidade entre os povos.

O povo de Deus celebra hoje a festa de Maria Santíssima, Mãe de Deus. Trata-se da primeira festa mariana que surgiu na Igreja do Ocidente. E proclama que Maria é verdadeiramente a Mãe de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Esta verdade de fé foi proclamada solenemente no Concílio de Éfeso, em 431, e mantida até nossos dias.

Com a encarnação de Jesus, imagem perfeita do Pai, o Deus-amor se compromete radical e definitivamente com o homem. E seu amor é tão verdadeiro que ele ofereceu sua vida na cruz para que tivéssemos vida e vida em abundância. E tudo isto se tornou possível porque Maria disse “sim” a Deus que se fez homem, carne de nossa carne e sangue de nosso sangue, no seu seio bendito.

Deus realiza grandes coisas naqueles que, como Maria, não se apóiam em suas próprias ações, tampouco colocam como base e garantia de sua vida a abundância dos bens materiais, mas abrem o coração a Deus, o aceitam e se comprometem com ele e com os outros.

Anterior 31/12 - São Silvestre I
Próximo 02/01 - São Basílio Magno