02/01 – São Basílio Magno


São Basílio Magno
São Basílio Magno

São Basílio nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Morreu com 49 anos. Foi grande escritor e teólogo. É de sua lavra a primeira obra escrita sobre o Espírito Santo.

Destacou-se como defensor ardoroso da fé, ameaçada pelo arianismo, heresia que punha em dúvida a divindade de Jesus. Foi pioneiro da vida monástica no Oriente.

É conhecido, sobretudo pelas Regras que escreveu, as quais ainda hoje são observadas por numerosos monges da Igreja do Oriente: os basilianos. Em 370 foi feito bispo de Cesaréia da Capadócia, num ambiente minado por desvios doutrinais e por cismas.

É chamado Magno em virtude de sua intensa atividade pastoral, de seus sermões e escritos em defesa da religião. Criou na cidade de Cesaréia uma verdadeira cruzada de serviço aos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.

Escrevia: “A quem fiz justiça conservando o que é meu? Diga-me, sinceramente, o que lhe pertence? De quem o recebeu? Se cada um se contentasse com o necessário e desse aos pobres o supérfluo, não haveria nem ricos nem pobres”.

Anterior 01/01 - Santa Maria, Mãe de Deus
Próximo Papa Francisco apela ao cuidado mútuo como "percurso de paz"