03/01 – Santa Genoveva


Santa Genoveva
Santa Genoveva

Santa Genoveva é a padroeira da cidade de Paris, França. Nasceu em Naterre, localidade perto de Paris, pelo ano 422.

Adolescente ainda foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o santo fazia à Inglaterra, a fim de combater a heresia pelagiana, que afirmava ser possível a salvação do homem apenas pelo seu próprio esforço, sem o concurso da graça divina.

Até os 30 anos, Genoveva vestiu o hábito religioso, próprio das virgens consagradas, e se dedicava às obras de caridade e à penitência.

A partir dos trinta anos, entregou-se de corpo e alma às questões sociais e políticas do seu tempo. Conclamou os parisienses à luta e à defesa da cidade ameaçada pelos hunos de Átila. Vencidas as discórdias internas e expulsos os invasores, Genoveva lutou incansavelmente para debelar a fome que desolava e afligia os habitantes da cidade. Percorria as regiões do rio Sena em busca de alimentos, e o que conseguia era distribuído à população faminta.

Morreu por volta do ano 502. No lugar do seu túmulo foi construída uma basílica. É invocada nas grandes calamidades e especialmente para obter chuva em tempos de seca.

Anterior Papa Francisco apela ao cuidado mútuo como "percurso de paz"
Próximo 04/01 - Santa Ângela de Foligno