04/01 – Santa Ângela de Foligno


Santa Ângela de Foligno
Santa Ângela de Foligno

Nasceu em 1248, no povoado de Foligno, Úmbria, terra de Francisco de Assis (Itália). É considerada uma das primeiras místicas italianas.

Era casada e mãe de vários filhos. Aos 37 anos, morrem-lhe os filhos, o marido e os pais. Provada pelo sofrimento e reconsiderando sua vida vazia e acomodada, abandonou tudo e ingressou na Ordem Terceira de São Francisco.

Admiradora de Francisco de Assis, ela procurava imitá-lo na pobreza e no serviço aos irmãos. Viveu uma profunda experiência mística, a ponto de ser incompreendida pelos próprios contemporâneos. Ela conta num livro a sua experiência de Deus.

Sua autobiografia é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média, marcando a vida espiritual de muitos cristãos. Santa Ângela está colocada ao lado de grandes místicos como Santa Teresa, São João da Cruz e outros… O supremo bem da alma é a paz verdadeira e perfeita…

Quem quer, portanto, perfeito repouso procure amar a Deus com todo o coração, pois Deus mora no coração. Ele é o único que dá e que poder dar a paz, confessava ela.

Anterior 03/01 - Santa Genoveva
Próximo Celebrações presididas pelo Papa Francisco em Janeiro/2021