Tríduo a São Pedro – 2º Dia

Hoje segundo dia do nosso tríduo, peçamos a intercessão de São Pedro no resgate daqueles que estão distantes, que abandonaram a fé, que se distanciaram da Palavra e do Caminho.

Peçamos a Deus, por todos que estão com sua Fé abalada por tantas dores, e sofrimentos.

Iniciemos nosso encontro em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Amém!

Reflexão: São Pedro, pescador de homens, vamos pedir que ele resgate aqueles que estão se afogando em lagrimas, desesperos, dores, desânimos, que se distanciaram de Deus, por achar que Ele os abandonou, pois São Pedro sabe que Deus não nos abandona em meio as tempestades da nossa vida, que possamos a exemplo de São Pedro, seguir a Luz em meio a escuridão.

Evangelho:

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5,21-43

Naquele tempo, Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.

Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se, eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.

Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?”

Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’”

Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade.

Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.

Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

Palavra da Salvação.
Glória Vós, Senhor!

Preces:

  • Peçamos por todos aqueles que suas dores levaram para longe do Senhor, que eles entendam que o Amor de Pai é infinito, e não os abandonou;
  • Peçamos a Deus, por todos que estão com seus corações feridos, que os cure e conforte, para que possam fortalecidos voltar a amar e se permitir serem Amados;
  • Peçamos pelos que se sentem sem rumo, desorientados em meio a tantos sofrimentos, desanimados, depressivos, que possam enxergar a Luz que nos guia e nos leva ao coração de Deus.

Bênção:

Senhor nosso Deus, abençoe a todos nós que em vários momentos de tempestades e escuridão, nos afastamos de Ti, que tenhamos os corações abertos para escutar o Teu Amor, e por aqueles que as dores não permitem que elevem os olhos ao céu e se afastam de Ti, que possam sentir o aconchego de Teu colo, acolhedor de Pai.

Pai-nosso… Ave-Maria… Glória-ao-Pai…

Estivemos unidos e reunidos, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus!

Sugestão de canto: Canção de Pedro

Anterior 1º Dia: São Pedro, proteja nossa casa e nossa família!
Próximo 3º Dia: São Pedro, conduza nossos sacerdotes!