…enquanto espero.

A Esperança é o que move nossa vida, podemos olhar nossa história e perceber momentos os quais impasses e situações decisivas deram espaço ao esperançar dias melhores ou as boas resoluções.

Claro que os altos e baixos de nossos afazeres, por vezes, são áridos e nos causam desconforto e, em alguns aspectos, nos deixam desanimados. É bem comum termos que nos animar e, geralmente, fazemos isto sozinhos ou alguém nos traz o consolo de uma palavra de motivação.

Quero focar na Esperança que devemos ter e como nós mesmos incentivamos a renovação Desta.

A palavra “esperança” vem de “esperar”, então ter esperança é ter uma espera e, quem espera, espera por algo ou alguém. Sabemos que “esperar” não é uma virtude do ser humano, pois somos cada vez mais ansiosos e impacientes “com o relógio”, ou seja, somos naturalmente desesperançosos.

Para entender isto, pense num semáforo de pedestres em uma via movimentada. Mesmo sem pressa tendemos a cometer a imprudência de tentar atravessar no vermelho e para isto alegamos várias desculpas. Dizemos, por exemplo, que os carros estavam longe e dava pra atravessar e isso pode ser verdade, mas por que atravessar de maneira tão rápida uma via?

A resposta disto é simples, não queremos esperar o sinal ficar verde para nós, mesmo sabendo que ele vai ficar verde logo. Parece que esperar é “perder tempo”, então para não “perder tempo” vamos acelerando processos que são eminentes.

Um outro exemplo é a escada rolante. Se você mora em São Paulo e não sabe que a esquerda da escada rolante deve ficar livre para as pessoas subirem andando, com certeza você deixou muita gente irritada.

Mas a verdade é que não há certo e errado nesta circunstância, pois andar sob a escada rolante traduz uma pressa que temos de chegar em algum lugar mais rápido, mesmo que essa diferença seja de 0,3 segundos em relação ao que ficou parado no lado direito. Contudo, entendo que, as vezes, é nesse tempinho ínfimo que podemos perder um ônibus o qual demora muito a passar.

Temos pressa em tudo que fazemos. Temos que ser sempre os mais rápidos em tudo, mas talvez só precisamos ser mais organizados em relação ao que iremos fazer. Geralmente, essa pressa que temos acaba nos afobando e perdemos a noção do que realmente importa.

No caso do semáforo, esperar traduz uma segurança maior ao atravessar a rua, já a escada rolante ajuda no controle do fluxo de pessoas em determinados locais como uma plataforma de metrô ou shopping além do conforto de não ter que subir ou descer uma escada ou uma longa rampa.

Estamos perdendo capacidade “esperançar” e isso pode ser um grande problema. Não queremos esperar alguém aprender algo, pois já vamos fazendo para agilizar o processo. Não queremos esperar a confecção de uma atividade manual, pois exige a paciência de testar antes de fazer o produto final. Não queremos esperar o emagrecimento, fruto de uma atividade física e nutrição adequada, preferimos o remédio milagroso que seca gordura em 30 minutos.

E o que isto tem a ver com o blog? Bom, esperança deve ser a vida de um Cristão Católico, pois aguardamos, com toda confiança, que Nosso Senhor Jesus irá voltar.

Sabemos que Ele voltará e pode ser que isto demore ou não, mas estamos mais preocupados com os nossos afazeres nesta terra do que Esperançar a volta do Senhor.

Para que fique claro, imagine que você tenha que rezar um Terço. Quantas vezes alguém deve ter dito “é rapidinho rezar, é uns 15 minutinhos” e esses “15 minutinhos” parecerem “15 dias”? Quantas vezes nós dizemos, depois de um dia inteiro de trabalho, “eu ainda tenho que rezar o Rosário”, como se isto fosse algo por menor em nosso dia. Quantas vezes deixamos pra antes de dormir, pois tudo que fizemos durante o dia merecia maior atenção do que a prática da oração? Quantas vezes rezamos de qualquer jeito e rápido pra não “perder tempo”?

Estamos perdendo a capacidade de Esperançar, porque isto consome nosso tempo, mas não percebemos que estamos trocando “15 minutinhos” de vida aqui na terra, por uma eternidade no Céu!

Rezar é Esperançar a Segunda Vinda do Senhor e o que está implícito nesta Vinda é a Eternidade ao lado de Deus e a oração constante e humilde vai, aos poucos, garantindo nosso lugar no Céu, onde não haverá mais choro e dor!

Não devemos apressar ou postergar estes momentos de oração, pois precisamos estar vigilantes quando o Senhor chegar. Para entender, imagine que, apressar ou postergar, é correr o risco de sofrer um acidente ao atravessar no farol vermelho ou ao andar sob a escada rolante. O próprio Senhor nos diz que devemos ser prudentes ao aguardar Sua Vinda:

“Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: ele há de cingir-se, dar-lhes à mesa e os servirá. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.” (Lucas 12, 35 – 40)

Veja que o Senhor nos alerta que devemos saber Esperar por Sua Vinda. E o próprio Senhor diz: “Em verdade vos digo: ele há de cingir-se, dar-lhes à mesa e os servirá.”.

Podemos imaginar isto? O Senhor Deus de tudo, voltando e nos encontrando vigilantes e Ele mesmo nos servindo?

Não merecemos isto. Não merecemos este Amor. Tende piedade de mim, Senhor, pois eu sou pecador!

Que Esperemos o Senhor. Que não troquemos a Eternidade, por qualquer coisa aqui nesta terra que o tempo irá corroer. Que aprendamos a Esperançar em nossas orações. Que tenhamos consciência de que somos servos e não merecemos tamanho Amor por nós, mas que por Sua Graça e Infinita Misericórdia, somos redimidos e convidados a participar das alegrias no Céu que Ele mesmo está preparando para cada um de nós.

De um católico qualquer,
Gabriel Bondioli Piterutti


Esperançando... - UCQ
A foto que escolhi: Que nossa Espera seja paciente e anseie o florescimento no devido tempo.
Anterior Quarta-feira, 06/10/2021
Próximo 08/10 - São Luis Beltran