Pai e mestre da juventude

San Giovanni Bosco, São João Bosco, ou como é mais conhecido Dom Bosco, um homem de grandes virtudes, fundador da Congregação de São Francisco de Sales, os Salesianos de Dom Bosco.

[Renata Neli 16/08/2021 – Redação CatolicaWeb] No mês de agosto, em todas as presenças salesianas espalhadas pelo mundo, encontramos vários eventos comemorativos pelo aniversário de seu fundador em 16 de agosto, em outros tempos, eventos, festividades e romarias sempre permeadas de muita alegria, pois esta era a sua marca, conduzir jovens à santidade com alegria

A presença de Nossa Senhora

Este Santo teve uma infância difícil, mas teve sempre Nossa Senhora como sua Mestra e toda a sua vida foi marcada por sonhos proféticos, que só no final de sua vida, pode compreende-los

“Educação é obra do coração”

Ele nos deixou o exemplo de educar com amor – um amor responsável, que corrige na hora certa, muitas vezes numa conversa particular, que nos move a agir antes que um jovem se perca, que na alegria é a melhor forma de demonstrar o Amor a Deus.

Nos ensina a fazer nossa parte, e confiar que a Providência Divina agirá na hora e na forma que for melhor para seus filhos, que Deus nunca nos abandona, e se deixarmos nossos corações disponíveis a escutar, saberemos como agir, e seremos conduzidos por Ele.

Niterói: o início

Temos conhecimento de trocas de cartas entre a Princesa Isabel e Dom Bosco, pois ela acreditava na educação profissional que ele desenvolvia em seu oratório em Turim, e seu desejo que enviasse missionários para o país. O Brasil, recebeu os salesianos em 14 de julho de 1883, inicialmente na cidade de Niterói, e depois se espalhou por todo o país.

Em Brasília: A Ermida Votiva

Em Brasília, temos uma Ermida Votiva erguida entre os paralelos 15 e 20, de frente ao Lago Paranoá, em homenagem a Dom Bosco, que de acordo com as memorias, ele sonhou com todos os lugares em que os seus salesianos deveriam ir em missão, embora ele nunca tenha visitado pessoalmente em mais este sonho, ele descreve as terras para as missões dos salesianos, e ali embora não existisse a cidade, no seu sonho, era uma terra para seus missionários, e assim décadas depois eles se instalaram nas cidades do entorno.

Em São Paulo: A exposição

Em São Paulo, temos uma exposição dentro da segunda casa do Brasil, o Liceu Coração de Jesus, no MOSB, Museu da Obra Salesiano no Brasil. Quem quiser pode fazer um tour virtual usando o link:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-da-obra-salesiana-no-brasil-mosb

“Até o meu último suspiro”

Dom Bosco foi um homem que se importou muito com a juventude, ele realmente se entregou até no último suspiro para eles, e deixou para os seus salesianos a missão de evangelizar educando e educar evangelizando, mas acima de tudo, o seu exemplo inspirador de amor à Santíssima Trindade, a Nossa Senhora Auxiliadora, em Cristo Sacramentado e a confiança na Providencia.

Em 16 de agosto 2021 realiza-se 206 anos de seu nascimento. Que ele interceda por todos os educadores e que sigam a vocação com o coração, principalmente nestes tempos difíceis que estamos vivendo, por todos os salesianos de Dom Bosco, para que sigam firmes em seus ensinamentos e missão, e por todos nós para que possamos viver a nossa fé com alegria.


Anterior Papa no Angelus: Ser humilde como Maria e alcançar o céu
Próximo 17/08 - São Jacinto