Uma breve reflexão sobre a devoção mensal de setembro

O calendário Litúrgico da Igreja nos propõe temas mensais para reflexão. Mas por que setembro foi escolhido para refletirmos sobre a Palavra de Deus?

[Rodrigo Camara, 02/09/2021 – Redação CatolicaWeb] A associação entre Festas Litúrgicas e reflexões mensais propostas pela Igreja nos denota uma lógica por vezes simples de interpretar. A devoção mensal de abril, por exemplo, é dedicada a Eucaristia e ao Divino Espírito Santo, pois quase sempre a Páscoa é celebrada em Abril – Logo, a instituição da Eucaristia, que compõe o tríduo Pascal, ressignifica o mês sob a ótica da cristandade.

Mas por que setembro é o mês da Bíblia? A pergunta, que também é título deste artigo, nos leva à Reflexão sobre um Santo celebrado pela Igreja justamente no último dia setembrino: São Jerônimo.

Quem foi São Jerônimo?

São Jerônimo foi secretário do Papa Dâmaso e recebeu uma nobre missão do 37º Pontífice da Igreja Católica: revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Não obstante, o Santo inspirador da devoção mensal é conhecido e lembrado por ser escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. Dentre seus ensinamentos, lembramos com carinho aquele que nos remete à mais direta reflexão sobre a importância da Palavra de Deus em nosso dia a dia: “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus”

Conhecimento e vivência

Assim como “é indispensável o conhecimento profundo” da Palavra, igualmente necessário se torna o “conhecimento vivencial da Palavra de Deus” Estudar e viver a Palavra estão intimamente ligados e compõem uma das riquezas da relação com Deus: Buscar pelas próprias forças (conhecimento) e depender da força de Deus (vivência). Não se vive uma experiência com Deus apenas com estudo, e igualmente não se aprofunda em Deus sem o anseio constante em buscá-lo.

Que o mês de setembro seja para nós um período fecundo em conhecimento e vivência da Palavra de Deus!

E em tempo: o Portal CatolicaWeb oferece diariamente um breve momento de reflexão à luz da Palavra de Deus. Acompanhe a Homilia diária, com Padre Cláudio Motta.

Deus abençoe!
Rodrigo Camara

Anterior EP 19: O anúncio da Palavra
Próximo 03/09 - São Gregório Magno